Governo do Estado do Espírito Santo

Projetos e Ações

Papo de Responsa

O Programa Papo de Responsa foi criado em 2003 por policiais civis do Rio de Janeiro. Em 2013, a Polícia Civil do Espírito Santo (PCES), por meio de policiais da Academia de Polícia (Acadepol) capixaba, conheceu o programa e, em parceria com a polícia carioca, trouxe para o Estado.

O Papo de Responsa é um programa de educação não formal que – por meio da palavra e de atividades lúdicas – discute temas diversos como a prevenção ao uso de drogas, crimes na internet, bullying, direitos humanos, cultura da paz e segurança pública, aproximando os policiais da comunidade e, principalmente, dos adolescentes.

O programa funciona em três etapas e as temáticas são repassadas pelo órgão que convida o Papo de Responsa, como escolas, igrejas e associações, dependendo da demanda da comunidade. No primeiro ciclo, denominado de “Papo é um Papo”, a equipe introduz o tema e inicia o processo de aproximação com os alunos. Já na segunda etapa, os alunos são os protagonistas e produzem materiais, como músicas, poesias, vídeos e colagens de fotos, mostrando a percepção deles sobre a problemática abordada. No último processo, o “Papo no Chão”, os alunos e os policiais civis formam uma roda de conversa no chão e trocam ideias relacionadas a frases, questões e músicas direcionadas sempre no tema proposto pela instituição. Por fim, acontece um bate-papo com familiares dos alunos, para que os policiais entendam a percepção deles e também como os adolescentes reagiram diante das novas informações.

 

Contato

Email: papoderesponsa@pc.es.gov.br

Telefone: (27) 3132-1832

 

Homem que é Homem

Lançado em 2015 e idealizado por psicólogas e assistentes sociais da Polícia Civil, o projeto “Homem que é Homem” foi desenvolvido para reflexão e responsabilização de homens autores de violência doméstica. A ação tem por objetivo contribuir para a redução do índice de reincidência de violência contra a mulher.

Para isso, homens agressores que foram denunciados nos Distritos Policiais de Atendimento à Mulher são convocados a participar de um ciclo de palestras com temas voltados para a desconstrução de ideias sexistas e machistas, a fim de estimular formas pacíficas de lidar com os conflitos.

As reuniões acontecem uma vez por semana e totalizam cinco encontros, incluindo a de apresentação do projeto. Estes homens participam de encontros organizados por uma equipe psicossocial da Polícia Civil. O primeiro encontro acontece por meio de intimação judicial, mas, depois, a permanência e frequência aos outros quatro encontros é voluntária. Em cada reunião são apresentadas conceitos para uma cultura de respeito e não violência.

 

Contato

Email: spev.div.deam@pc.es.gov.br 

Telefone: (27) 3137-9067

Projeto “Meu Parto”

Com o objetivo de assistir as policiais civis durante toda a gravidez, inclusive durante o parto e no período pós-parto, a Polícia Civil, por meio da Divisão de Promoção Social (DPS), criou o projeto “Meu Parto”, lançado em maio de 2016.

As atividades oferecidas pelo “Meu Parto” são várias, entre elas a oferta de atendimento psicológico para os dependentes diretos das policiais civis e a realização de oficinas com temas relevantes sobre gestação como: “Descobrir-se grávida”, “Bem vinda à maternidade”, “Aspectos Nutricionais na gestação”, “Cuidados com a pele e o corpo”, “Consciência Corporal”, “Cuidados com a mamãe e o bebê”, “Amamentação”, “Preparação para o parto”.

Segundo as idealizadoras do projeto e psicólogas da Polícia Civil, Nathalia Vieira e Maria Teresa Borges, a ideia surgiu a partir da necessidade de se pensar na importância do bem estar psíquico e social das policiais, tendo em vista que, atualmente, a Polícia Civil conta com um grande número de policiais mulheres que desempenham atividades diversas. “O projeto está em consonância com as atividades já desenvolvidas pela DPS no âmbito da saúde e da valorização dos servidores policiais civis”, ressaltou Nathalia.

Maria Teresa informou que para o momento do parto, o projeto oferece um serviço de acompanhamento, que visa a dar suporte físico, psíquico e emocional à mulher em trabalho de parto. “Além disso, após o nascimento do bebê, nós realizamos uma visita com o objetivo de auxiliar a mãe nos primeiros cuidados e com orientações quanto às dúvidas que surgirem”, complementou.

Programa de Reflexão para Aposentadoria (PRA)

Desenvolvido pela Divisão de Promoção Social (DPS) da Polícia Civil, o programa tem como objetivo contribuir para a melhoria da qualidade de vida dos policiais que estão se preparando para a aposentadoria. O Programa de Reflexão para Aposentadoria (PRA) conta com orientação previdenciária, planejamento financeiro, além de reflexões sobre saúde e projeto de vida saudável na aposentadoria.

 

Coral Domingos Martins

Desde 2006, o Coral Domingos Martins vem enaltecendo a Polícia Civil com suas belas apresentações, proporcionando ao policial vivência musical, desenvolvimento pessoal e cultural.

Atualmente, o Coral está sob a regência da maestrina Suelem Campos Ramos Valadão. Os ensaios ocorrem às quintas-feiras, das 9h às 11h, no auditório Eduardo Ponzo Peres, na Chefatura da Polícia Civil, em Vitória. Podem participar policiais civis ativos e aposentados, e parentes diretos do policial, como pai, mãe, filhos e cônjuge, bem como servidores de outros órgãos públicos autorizados pela Divisão de Promoção Social (DPS). Outros casos de ingresso de coralistas são analisados pela coordenação do Coral.

 

Internet Segura para Adolescentes

O ‘Internet Segura para Adolescentes’ foi criado em 2006 para prevenir e reduzir o número de adolescentes que praticam e sofrem crimes eletrônicos. O projeto surgiu após a constatação dos altos índices de crianças e adolescentes envolvidos em crimes virtuais. Desde sua criação mais de 318 mil crianças e adolescentes de 148 escolas da rede pública e privada foram beneficiados com o projeto.

As ações se dão por meio de palestras em escolas mostrando os riscos e as armadilhas da Internet, bem como demonstrando que muitas das condutas dos adolescentes no mundo virtual poderiam caracterizar um ato infracional, com previsão legal de punição no Estatuto da Criança e do Adolescente.

 

Delegacia Online

A implantação do projeto Delegacia Online foi lançada em maio de 2013 pelo Governo do Estado. O software instalado nas delegacias possibilita a digitalização de boletins de ocorrência e inquéritos policiais instaurados pela Polícia Civil do Espírito Santo, gerando mais agilidade no atendimento de ocorrências nas delegacias com o auxílio da tecnologia.

Gás Legal

Desenvolvido desde 2009 pela Delegacia do Consumidor (Decon) o projeto Gás Legal foi criado para coibir a clandestinidade da revenda de gás no Espírito Santo. A iniciativa também previne acidentes aos vizinhos dos estabelecimentos devido à alocação errada dos recipientes; previne os acidentes domésticos aos consumidores provocados pelas falhas do engarrafamento e estocagem e inibe a evasão de receitas provocada pela não emissão de nota fiscal.

Para a execução do projeto foi feito um trabalho de inteligência policial, em conjunto com entidades parceiras, no qual foi criado um banco de dados com o cadastro de todas as revendedoras de gás do Estado.

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard